Tudo sobre válvulas e sua importância no funcionamento do motor

Quando foi inventada uma válvula de combustão?

Acredita-se que a primeira válvula de combustão tenha sido inventada em meados do século XIX pelo engenheiro escocês Robert Stirling. Ele criou a chamada "máquina de Stirling", que era um tipo de motor térmico que usava ar quente e frio para mover um relógio. Para controlar a entrada e saída de ar na máquina, Stirling acionou uma válvula de combustão. No entanto, é importante destacar que as válvulas de combustão evoluíram muito desde então e são utilizadas em uma ampla variedade de aplicações na indústria e nos motores modernos.

Em 1823, Samuel Brown patenteou o primeiro motor de combustão interna a ser aplicado industrialmente; um de seus motores bombeou água no canal Croydon, de 1830 a 1836. Ele também demonstrou um barco usando seu motor no rio Tâmisa em 1827; e um carro movido a motor em 1828.

Fonte: Wikipédia


Quantas válvulas podem ser usadas para cada cilindro?

O número de válvulas que podem ser usadas para cada cilindro depende do projeto do motor. Motores de combustão interna comuns normalmente possuem entre 1 e 4 válvulas por cilindro.

Os motores com 1 válvula por cilindro são normalmente encontrados em motores de dois tempos, enquanto os motores de quatro tempos com 2 válvulas por cilindro são comuns em muitos carros e motocicletas.

Os motores mais avançados geralmente possuem 4 válvulas por cilindro, o que pode melhorar o desempenho do motor, permitindo que mais ar e combustível entrem e saiam do cilindro em cada ciclo de combustão.

No entanto, o número de válvulas por cilindro pode variar dependendo do objetivo do motor, e existem motores que possuem 3 válvulas por cilindro, por exemplo.

Em resumo, o número de válvulas que podem ser usadas para cada cilindro depende do projeto do motor e de suas necessidades de desempenho.


Para que servem as válvulas do motor?


As válvulas do motor têm como função controlar o fluxo de ar e combustível que entram na câmara de combustão e os gases de escape que saem do motor. Elas são componentes essenciais do sistema de admissão e escape do motor e estão localizadas na cabeça do cilindro.

As válvulas de admissão abrem para permitir que a mistura ar/combustível entre na câmara de combustão durante o curso de admissão do motor, enquanto as válvulas de escape abrem para permitir que os gases de escape saiam durante o curso de escape.

O sincronismo das válvulas é controlado pelo comando de válvulas, que é sincronizado com o virabrequim do motor. Quando as válvulas são abertas e fechadas na hora certa, isso permite que o motor opere com eficiência máxima, maximizando a potência e economia de combustível, produzindo as emissões e prolongando a vida útil do motor.


Tipos de válvulas do motor de combustão interna

  1. Válvulas de admissão (ou válvulas de entrada): Essas válvulas permitem que a mistura ar-combustível entre no cilindro do motor durante a fase de admissão do ciclo de quatro tempos.

  2. Válvulas de escape (ou válvulas de saída): Essas válvulas permitem que os gases de escape saiam do cilindro durante a fase de escape do ciclo de quatro tempos.

Quando posso trocar as válvulas do motor de combustão interna?

A troca das válvulas do motor de combustão interna geralmente não é uma manutenção de rotina e só é necessária em casos específicos. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Desgaste excessivo: As válvulas do motor podem desgastar-se com o tempo, especialmente se não forem mantidas corretamente. O desgaste excessivo pode levar a vazamentos de choque ou de óleo, o que pode afetar o desempenho do motor. Se o desgaste for excessivo, pode ser necessário substituir as válvulas.

  2. Queima das válvulas: Se o motor for operado com baixo nível de óleo, superaquecimento ou com um combustível de qualidade inferior, as válvulas podem superaquecer e queimar, causando danos irreparáveis. Nesse caso, é necessário substituir as válvulas danificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: