Troca de filtros e limpeza de bicos injetores.
Aviso!!!!
>>>>Antes de tudo, procure um mecânico de sua confiança, tudo o que é feito aqui no blog carros envenenados, está sobre a minha supervisão que já estudei em vários livros e revistas, tutoriais, fiz muitos testes que deram tudo errado, peças quebradas e acidentes que poderiam ser evitados, mas aconteceu se não utilizasse as proteções devidas, procure um profissional capacitado para fazer tudo o que for preciso no seu carro, mas se estiver certo de que consegue fazer sozinho, não nos responsabilizamos caso aconteça qualquer imprevisto...<<<<<
Então vamos ao que interessa sobre o assunto e o tema desse tutorial, é sobre a troca do filtro e da limpeza dos bicos injetores, estou utilizando o carro Gol G4 que é um carro até então de fácil manutenção e com peças que se encontra com muita disponibilidade no mercado de auto peças em qualquer lugar, também vale para qualquer carro, basta saber onde estão as peças em seus devidos lugares para serem substituídos.
Vou abordar sobre o automóvel que quando vai ligar e na marcha lenta já aparece aquela falha, geralmente demora pra pegar e quando liga o motor, fica falhando constantemente, quando está andando na rua engatando as marchas, fica falhando e sente o veículo dar os "trancos" para frente e para trás. Na subida precisa acelerar mais e o carro não desenvolve velocidade, até aí vamos pelas exclusões do que poder estar afetando o desempenho do veículo...
1 º passo - Pode ser a embreagem, caso seja verifique se está com o pedal de embreagem pesado, caso não seja, vamos para o próximo passo..
2º passo - acionador do freio, esta peça fica atrás do pedal do freio, geralmente o carro falha por estar com mal contato com os fios, também verifique do pedal da embreagem..
3º passo - Velas, verifique se estão enxarcados de óleo e também verifique se está saindo faísca suficiente fazendo o teste com a vela fora do motor, mas cuidado pois o choque é mortal...
4º passo - onde vamos fazer o tutorial completo, já que foi visto as opções anteriores e mesmo assim o carro continua falhando muito, então é a hora de colocar a mão na massa e fazer as trocas dos filtros e limpeza ou possível troca dos bicos injetores..
Fazendo a limpeza na prática!!
Ao receber o carro do mecânico, que fez o motor completo, pois estava parado a um ano, me deu com o motor funcionando... até então beleza... mas notei que estava falhando muito, conversava com o mecânico e ele respondeu que pode ser a bomba de combustível, pois nos testes dele até então estava normal o motor, mas pra ele quanto mais troca de peças, melhor para o bolso dele, mas eu já estava cansado de gastar, então já que o carro estava na minha mão e nada menos usar para meus negócios de trabalho, então resolvi eu mesmo colocar a mão na massa.
Comecei pelo tanque de combustível, no caso do Gol e outros modelos como FOX, fica embaixo do banco traseiro, abri, retirei a tampa de rosca, (deu um trabalho, cuidado quando retirar pois é facil de quebrar caso não sair com as mãos), retirei o conector que liga energia na bomba, as mangueiras da bomba, (lembrando: cuidado ao retirar, essas mangueiras, retira pressionando o conector e puxando, se não sair veja os tutoriais no youtube que tem muitos..
Ao tirar o módulo da bomba de combustível percebi que nunca foi trocado, pois precisava fazer a limpeza de todo o módulo, e a troca do pré filtro, também retirar o combustível do tanque e fazer a limpeza, pois tinha muuuuuita sujeira. Nesse caso tive que jogar fora o combustível...
Veja a situação das peças retiradas do carro:
Módulo da bomba de combustível sujo..
Filtro de combustível sujo
Pré filtro de combustível sujo
Pelo que foi visto nas imagens, todos os filtros estavam nesse estado, fiz a limpeza no tanque de combustível retirando tudo que é de sujeira com um pano limpo e aspirador para retirar a água, caso queira fazer uma lavagem completa, retire totalmente o tanque de combustível, vai dar mais trabalho...
Troca pelos filtros novos
Chegou a hora da troca, com esses filtros novos vemos que a diferença é muito grande, perceba:
Pré filtro antigo e novo
filtro de combustível novo |
No geral, o pré filtro está localizado acoplado no módulo da bomba de combustível, e o filtro está localizado geralmente próximo do tanque de combustível ou embaixo do carro na parte do banco traseiro de passageiros.
E não acabou por aí, tem mais filtros e vêm junto com o kit dos bicos injetores, que ficam localizados na parte de cima do motor, onde esses bicos injeta combustível diretamente na câmara de combustão do motor, por isso é essencial que sejam filtros novos e que os bicos estejam livres de partículas de impurezas, nesse caso deixando o bico injetor em uma máquina especial para fazer a limpeza total é necessário e também a troca do kit para substituir as borrachas que ficam ressecados durante o tempo.
Bico injetor novo |
Bicos injetores sujos |
Troca do filtro de ar, para que além de ter um combustível limpo também entrar um ar bem filtrado..
Filtro de ar novo |
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